terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Do outro lado
Tem sempre uma razão
Pra acertar os ponteiros

Do outro lado
Tem sempre um sorriso
Pra afagar toda tristeza

Do outro lado
Tem sempre um silêncio
Pra validar o momento

Do outro lado
Tem sempre um amor
Pra salvar a vida.

domingo, 19 de fevereiro de 2012


Domingo de carnaval, aqui na minha casa toca "todo carnaval tem seu fim"; estou me sentindo de
certo modo fora da realidade, em certos momentos a sensação é de estar longe, em outra cidade que eu talvez já conheça ou em outro país onde nunca pisei.. (não nessa vida).. às vezes, acredio que só precisamos desejar profundamente e as coisas acontecem, mesmo que venham apenas em forma de sensações como agora.


 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Esquecer

Eu disse que queria inventar a máquina do entendimento, mas agora eu queria inventar a máquina do esquecimento.
Ter muita memória causa dor, porque a gente lembra de cada frase, cada olhar, cada promessa, cada sorriso.. os momentos são revividos dentro dessa memória insolúvel; não faz bem lembrar, não faz...


Se você quer um amor incondicional, tenha um cão.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Fugaz

Esse poema foi escrito para minha grande amiga Kátia Patrícia em 2006.

Às vezes te encontro
E sinto em paz tua alma,
Outras vezes
Enlouqueces sem razão
E me levas pela mão
Ao teu sagrado lugar
Introduzindo-me no teu mundo
Muitas vezes absurdo,
Mas completo...
Deslumbrante mundo
Que esses olhos reluzentes
Traduzem contentes
Quando ameaçam esverdear;
Te sigo e viajo,
Me perco e te acho
No teu preferido canto
E quando estou só
Minha mente te busca,
Te sente, sorri...
E admira o prazer que tens
Em andar na vida
Assim como de bicicleta,
Enveredando a trilha dos sonhos
Em vezes tristonhos
Ou fantásticos,
Mas reais e simpáticos;
Gosto de estar ao teu lado
E de aprender com tua natureza
Livre e bela como as borboletas.

Trabalho de auto-retrato pra aula de artes visuais.

Caramba! Estou pensando nas mudanças que ocorrem com as pessoas.
I miss you now

Show me how

I want

Have a nice day

You`re my star

A`m

Just looking

and

I can`t see you.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Hoje estou suja de tinta, mas já estive suja de ódio e rancor.

Estou parada
Mas procurando

Estou cansada
Mas trabalhando meus medos

Eu estou redondamente enganada
Mas continuo apostando no tempo

Estou de certo modo equilibrada
Mas de noite eu tenho pesadelos

Sou de fato abençoada
Mas tenho tantos anseios

Sei que também estou um pouco perdida
Mas acredito que tenho mãos pra me apoiar

Talvez falte pouco pra que eu esteja desiludida
Mas por enquanto eu ainda quero amar.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

"Maybe tomorrow"

Na falta do que fazer ou no excesso do que pensar... Pintando.




Talvez amanhã... Talvez amanhã eu viva, talvez amanhã eu encontre meu caminho, talvez amanhã eu perca a insegurança, talvez amanhã eu pare de me machucar, talvez amanhã eu aprenda a me respeitar.
É tão mórbido esperar por um outro dia pra começar a fazer algo valer a pena, para colocar pra fora aquelas idéias que rondam durante dias, meses, anos, sempre esperando esse "amanhã" pra saírem do pensamento e ganharem forma, liberdade. Idealizar um modo de vida e guardar pra si é jogar fora uma capacidade de fazer diferente; engolir dia-após-dia as mesmas mágoas, culivar as mesmas feridas é como servir ao que faz de mim esse ser plangente.
Hoje pela manhã eu falava sobre Hitler, discutia sobre sua vida e continuo com a idéia de que não importa o que ele tenha passado na vida, nada justifica tamanha monstruosidade; agora, sentada aqui escrevendo eu olho com mais atenção pra dentro de mim e acho que às vezes tenho caído nesse grave erro de tentar justificar minhas ações ruins pelos meus sofrimentos, meus demônios; eu erro nesse sentido... erros são erros e sei que todos viemos até aqui para darmos o nosso melhor independente
das experiências boas ou ruins pelas quais passamos. No entando, sordidamente eu não posso deixar de dizer: Talvez amanhã eu aprenda como ser melhor... Maybe tomorrow.


De vez-em-quando eu passo muito tempo olhando pra isso aí, meus escritos no computador, esperando que eles me digam algo de concreto, que tenha talvez um bilhete premiado de felicidade pra mim nessas linhas um tanto embaralhadas.

......................................................................................................................................................................

Bem, uma última consideração: Hoje a minha filhinha faz 4 meses!!!




sábado, 11 de fevereiro de 2012

11/02/2012

To you.
(Desenho de observação)

Sábado



Eu e monalisa no ócio forçado.
Ela se pudesse estaria correndo em algum lugar e eu  se pudesse estaria correndo para algum lugar.

Tem dias que eu olho pra tudo e não vejo cor, não vejo graça; mas isso é tão tolo, tenho consciência de que deveria viver feliz e em agradecimento por mais um dia, pela saúde, pela comida na mesa, pelos sorrisos,pelo amor, pelos amigos que mesmo que não estejam presentes me deixaram momentos eternos pra lembrar... (tudo bem, eu admito que andei pensando e percebi que estou tão sem amigos, digo presentes, aqueles que fazem visita, bagunça, que convidam pra sair...
(Meu Deus, eu não tenho mais amigos presentes na minha vida)
Por muito tempo eu tenho convivido com essa segregação voluntária e até achava normal, uma escolha minha e que parecia ser mais saudável, mas comecei a sentir que algo está errado, honestamente, algo esá muito errado. Bem, talvez isso ocasione esses momentos em que olho ao redor e não vejo estímulo, há quanto tempo não tenho um daqueles dias em que a gente volta pra casa sujo, cansado, com picadas de mosquito quem sabe, com arranhões ocasionados pelas árvores no caminho, com a pele ardendo de tanto ficar no sol, andar de bicicleta.. Eu estou sentindo falta disso e nem é fácil admitir.
Hoje é sábado, pela manhã eu fui ao dentista mas remarquei pra semana que vem, não tive paciência de esperar;agora a tarde eu estou aqui no meu quarto desde cedo lendo e há pouco tempo resolvi escrever algo, a noite o plano é ir até a galeria ver a banda de uma ex-amiga tocar. Olha só isso, "ex-amiga", não sabia que existia até viver essa experiência.. Dói um pouco..
De certo vou inventar alguma desculpa pra mim mesma e não vou, aí vou passar mais uma noite em casa; já sei qual a desculpa perfeita: Não posso sair porque tenho que fazer uma resenha sobre o filme de Frida pra entregar na segunda. "Ai Cinara....Me faz um favor? Vai viver!"



A crítica da monalisa não é verbal, mas é real.


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Ontem em sala de aula fizemos uma dinâmica de análise através de imagens, recebemos uma folha com um desenho de uma árvore grande e vários menininhos fazendo diversas coisas diferentes; tínhamos que escolher três deles que mais se parecessem com a gente. Eu escolhi o que estava com medo, o que estava descendo da árvore e o que estava em um galho parado, olhando pro nada.. O medo de tudo, a vontade de voltar, falta de coragem pra ir até onde quero e o meu hábito de chegar a um certo ponto e estacionar, não progredir mais.. Pintei os menininhos com as cores: azul, roxo e laranja. Fui até a frente e deixei com que descobrissem um pouco do que sou de verdade, o que essas disciplinas fazem com a gente... Lá estava eu falando de mim.. Sabe o que é o melhor? Voltar pra casa, receber boas notícias, ter a certeza de que Deus está sempre por perto e receber o carinho dessa coisinha linda aí de cima que está sempre a minha espera.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Prestes a entrar em contato com um novo início, paro e penso, minha vida tem sido assim sempre, estou sempre mudando, sempre entrando e saindo de fases, algumas péssimas, outras perfeitas, mas de qualquer modo nunca deixo de me entregar às mudanças. Algumas, claro, como tudo na vida, não dão certo (como a última experiência que eu tive) mas sinceramente, não sei se por um deficit de aprendizado, eu sempre tento novamente, uma, duas, três vezes... Até ficar cansada... E isso vale pra tudo, tudo mesmo.
Acabei de pintar algo que gostei pra caramba, expressão de Charlin Chaplin, um dos meus ídolos; e pensar que eu nem iria fazer essa disciplina... "Obrigada por isso viu"
Passei uns três dias super triste e confusa depois da conversa com o meu amigo, fiquei me perguntando se eu estaria renegando a arte, se estaria jogando-a fora, ela que me foi atribuída tão naturalmente e que sempre foi companheira pra tudo;mas agora acalmei meu coração, percebi que a arte está aqui dentro de mim presente no meu olhar, no meu modo de pensar, nas minhas palavras... Nunca estarei separada dela enquanto eu conseguir sentir esse mundo. Estou em paz com o que fui e com o que sou agora.
Aplicando o que estou aprendendo nas aulas de artes visuais.
Tinta guache.
Admito que sou idiota
Admito que quase sempre eu estrago tudo
Admito que meu medo de perder é responsável pelos desencontros
Admito que sou difícil de conviver
Admito que sou mimada
Admito que tantas vezes eu quis te monopolizar
Admito que fico chateada quando dorme antes de mim
Admito que fico mais chateada ainda quando acordo sem seu bom dia
Admito que gostaria de ser bem mais necessária em sua vida
Admito que sempre quero ter razão, mas quase nunca tenho
Eu admito qualquer coisa, menos te perder por nada
Menos sua ausencia.. Menos me imaginar sem vc.
Aula de F.E.C.A. artes visuais
                                      Tema: Releitura de imagem. Auto-retrato de Van Gogh
                                   (Dando um desconto é claro pra autora dessa releitura: Eu.)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

"Gosto da pele, do toque, do teu cheiro, do gosto, da força do teu beijo, encaixe perfeito pro meu corpo, teu desejo e só; por isso escolhi você que é tudo que eu preciso num ser só."
(J. F.)
Preciso pedir perdão por ter pensado durante alguns minutos que você não me faz feliz, que eu cometi um erro ao permanecer aqui; quando na verdade o que me salva é o teu amor. Você é o meu porto... minha esperança de dias felizes que sempre se
tornam reais. Como não dizer que eu te amo intensamente e mais, muito mais do que você possa tentar imaginar?
Seja pra sempre o meu lírio.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012


Eu quero ser eu de novo.
Hoje um velho amigo me disse "Desperta para a tua criação". Ele me disse que o tempo esta passando e não volta, não vai
esperar, pediu que eu desperte, acorde, escute o chamado, disse "Tu é artista sim". Me disse com todas as letras "foda-se!"
e isso foi o melhor, era o que eu precisava, alguém que não passasse a mão no meu rosto e incentivasse meu derrotismo e esse
discurso enfraquecido de sempre, eu sei e talvez ele também saiba que minha alma está esperando por esse recomeço há muito,
preciso continuar, seguir em frente, eu sei, aqui não é o meu lugar e os sintomas que me indicam isso estão tão as claras;
tamnha insatisfação, inquietação, crises, desanimo, tudo indicando que já passa da hora de eu voltar ao meu caminho, porque
não é em nada mais que se encontra a minha felicidade além das palavras que saem e querem sair de mim mais intensamente...

Quando me perdi eu achei que estava finalmente me encontrando,
Chamei meu devaneio de chão,
Meu inimigo de irmão;
Eu paguei o show de quem calculou a minha queda
E dei minhas moedas de ouro
Para o falso redentor que me destruiu...

?

Um dos meus compositores favoritos escreveu: "Um século, um mês, três vidas e mais um passo pra trás."
"Sabe o que eu entendo com isso? Que as reencarnações são um erro. Então, é correto afirmar que a tentativa de consertar as coisas não é válida?"
? ? ? ? ?

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Para o amor da minha vida. . .

Esse texto é pra você...
Você que termina e começa os dias comigo
Que me irrita com as grosserias
Que me tranquiliza com os abraços
Que traz de volta a esperança quando ela foge
Que tira de mim qualquer sentido quando se afasta
Que permanece dentro de mim quando eu não aguento mais tamanho sentimento
Que se fecha quando eu quero reencontrar
Que me surpreende quando eu me acostumo a esquecer
Você com quem já divido meus dias e dividiria pra sempre se me permitisse o destino
Você que sempre me olha como se não me conhecesse mais
Que às vezes me entende mais do que eu mesma
Que não permite que eu seja dona dos seus pensamentos
Que se entrega de corpo e alma com um toque
Que respira junto comigo quando o ar me falta
Você por quem meu peito arde em ciúme
Por quem meus olhos se enchem de lágrimas
Pra quem meus lábios têm um sorriso obrigatório
Pra quem escrevo, calo, canto e desenho
Por quem começo e recomeço nessa tentativa de te prender a mim
Nessa súplica de jamais sentir a dor de dizer adeus
Por quem eu tento ser melhor
Pra quem eu quero poder dar tudo de mim
Você que eu só quero amar profundamente
E ser amada pelo menos com a metade da metade disso. . .
Esse texto é pra você...
Que tem sido o meu amor e pra quem eu garanto: Será pra sempre

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Mais considerações sobre o sentimento. . .

"Certas vezes as coisas saem do nosso controle de uma forma absurda, isso é normal?'
_ Perfeitamente normal, lidamos com seres humanos todos os dias, não é possível prever reações, mudanças, nada.
"Concorda então que o melhor mesmo é nunca se envolver?"
_ Se você quiser ter uma vida vazia, sim. Porém, se você quiser se comportar como uma pessoa digna pelo menos de ser levada
a sério deve estar acima de qualquer contratempo, saber contornar as situações e defender aquilo que você mais cultiva. O
que te faz feliz.
"Pedir desculpas é tão difícil e quando as desculpas não funcionam é torturante."
_ Ninguém duvida de que uma das coisas mais difíceis é pedir desculpas pra alguém, mas nem por isso vamos nos fechar em um
mundo onde somente o ego importa. Qualquer coisa na vida tem 50% de chance de dar certo e 50% de chance de dar errado, não
dá pra fugir disso; é preciso arriscar.
"Não entendo."
_ O que?
"Como duas pessoas que se amam não conseguem se entender?"
_ Resposta simples. Só o amor não basta, é preciso ter os irmãozinhos desse sentimento em equilíbrio. Compreensão, respeito,
sinceridade, companheirismo.
"É possível aprender a amar direito?"
_ Quando você amar de verdade já terá aprendido tudo que precisa.